Põe-te a par


Aqui vais encontrar  conteúdo que te vai ajudar a perceber como funcionam os diferentes mercados publicitários, a conhecer outros criativos à volta do mundo, a aprender sobre estratégia e ficar a par do gossip do bizz.  

Explora a lista e põe-te a par do que se passa.





Podcasts




Cada episódio é uma troca de ideias na trincheira da propaganda entre os Zucas mais f*da do mercado. Criado pelo Director Criativo da AlmapBBDO, Daniel Oksenberg.

Um podcast sobre estratégia, onde cada episódio é um uma verdadeira aula de planning, de construção de marca, ou uma avalanche de insights. Como convidados já teve o Anselmo Ramos e o Rory Sutherland, entre outros gênios do bizz. Ouve Aqui
Cada episódio mostra os bastidores daquelas ideias que toda a gente conhece mas ninguém sabe ao certo como foi feita. É uma espécie de making-off de cases, narrado pelos criadores das próprias. Este podcast é apresentado pelo Dennis Silveira e o Felipe Spadoni.

Num registo informal, o Gonçalo Martinho e o António Neto, “sentam-se à mesa” com nomes de peso para conversar sobre comunicação no geral e publicidade em particular.Ouve Aqui

Conversas com publicitários brasileiros espalhados pelo mundo, apresentado por Caio Turbiani, criativo na adam&eveDDB em Londres.
Ouve Aqui

Acompanha os altos e baixos da criatividade, da publicidade, do marketing, dos mídia, e da tecnologia.
Ouve Aqui

Um podcast apresentado pelo CCO da WeTransfer, o Damian Bradfield. Mergulha no mundo da publicidade, para discutir “the good, the bad and the ugly” da indústria. 

Um podcast para aqueles que não têm ideia do que fazer agora, criado com o âmbito de ajudar a quem está a começar. Faz as tuas perguntas no Instagram @naotenhoideiapod, e elas serão respondidas por criativos prestigiados.
Ouve Aqui

Um podcast sobre  anúncios brilhantes e as pessoas que os fazem. O chefe de redacção do Clio Awards e crítico de publicidade de longa data, Tim Nudd, investiga os clássicos  conversando com as pessoas que os criaram. Ad nerds, este é o programa para vocês.
Ouve Aqui

A indústria criativa é um mar complicado de navegar, mas com a orientação certa, as oportunidades podem ser infinitas. Este podcast com a Nikky Lyle tem entrevistas com líderes da indústria, sejam eles diretores criativos, fundadores, agentes e artistas.


Um podcast criado pelo Clube de Criação do Paraná sobre os saltos nas carreiras dos paranaenses mais relevantes da publicidade. Autoria do Gustavo Bu Freitas e Marcelo Sacramento.

Uma surra de referências criativas recentes e inspirações atemporais.Não tem ordem para ouvir, todo episódio é o primeiro e o último. Assina também a newsletter para receberes refs todos os meses no teu e-mail. Ouve Aqui
O On Strategy Showcase é um podcast onde os estratégas contam as histórias por trás do pensamento que levou a criar campanhas ou plataformas de marca incríveis. 



Este podcast do Erick Rosa é um mergulho no processo criativos das pessoas. Como o próprio nome diz, é sobre o primeiro passo de uma ideia. Ou melhor, todos os passos. São conversas com criativos muito talentosos para descobrir o caminho até chegar à ideia.

O podcast do Putasacada consiste em conversas sobre redação publicitária e temas relacionados com o dia-a-dia dos criativos em agências de publicidade. Falam desde o problema da folha em branco até às referências dos publicitários.


O Clube das Criativas é um podcast do CCP, criado para dar voz às mulheres que trabalham em criatividade em Portugal. 


Este famoso podcast do Geno Schellenberger, com mais de 100 episódios, focado em ajudar criativos a entrar e arrasar na indústria da publicidade. Muitos dos convidados são nomes gigantes do mercado como o Luke Sullivan e o Greg Hahn.



YouTube/FB/Insta/Apps


Todas as semanas há sessões de cerca de duas horas dedicadas ao storytelling, através de aulas, vídeos, workshops, masterclasses, debates, entrevistas e palestras. A maioria das sessões são aberta ao público,através de inscrição.
Vê Aqui

Cada vídeo é uma conversa com criativos que trabalham no exterior onde desabafam sobre quais são os desafios, obstáculos e as diferenças que sentem ao trabalhar fora da sua terra natal, criado pelo Marcelo Dzialoszynski.

Vê Aqui

Segue a Dev é mais do que um canal do YouTube. É uma plataforma que ajuda jovens criativos a navegar no início das suas carreiras. Por meio de vídeos educativos, com criativos internacionais de alto nível, criado pelo Henry Mandelbaum.
Vê Aqui

A rede social dos publicitários.No Fishbowl podes-te juntar a comunidades, receber orientalção e fazer networking com criativos do mundo inteiro. É também uma óptima fonte de gossip do bizz. 
Vê Aqui



A Wieden+Kennedy lançou uma série mensal para destacar funcionários de 8 escritórios ao redor do mundo e como inADvertidamente acabaram a trabalhar em publicidade e na W+K. 
Vê Aqui

O Black Sheep é um podcast da BBH sobre as ovelhas negras da publicidade e as regras que qubram. Todas as semanas a anfitriã Daniella Isaacs senta-se com um criativo diferente para ouvir as suas histórias, contadas atraves dos seus atos de rebeldia. 
Vê Aqui

O Ricardo Tokoi, director de arte brasileiro, cria conteúdo para inspirar criativos e ensinar direção de arte a iniciantes. No canal dele também lançou o Cases Cast onde conversa sobre as histórias e os processos criativos por trás das campanhas dos convidados.
Vê Aqui




Livros 



“The Copy Book convinced me that everyone in copywriting should study the art of copywriting.” Fortune.com

“If you can’t afford three year at school, try this book.”
Sir John Hegarty, Founder of BBH


“Compulsively readable. It feels more like a conversation than a book. The experience of being a junior filtered through Kenney’s recollections.” David Kolbusz, CCO Droga5 

“Filliping through awards annuals is a great way to seek inspiration. With this book though, you’ll get a broader selection and more important an explanation of how and why the ads work so well.” Peter Wise

”An innovation bible...a must-have spine stiffener for artists and entrepreneurs alike.”
The Huffington Post 


“Andrew writes a love letter to copywriting. Not a how-to, but a how and why we write ... This is a book I’ll read again and again.”
Vikki Ross, Copy Chef


”Hands down still the best book in the biz. I recommend it to every class I teach, and heck, even buy them a few copies.”
Linda Carte VP and CP at INNOCEAN


”...perhaps the most bold, clear and widely renowned explanation of art’s entanglement with capitalism.”
The Paris Review


”Equal parts manifesto and how-to, Steal Like An Artist aims to introduce readers to the idea that all creative work is iterative, no idea is original ...”
Forbes Magazine


”There’s no waste, no flowery prose - only an intelligent flow of insights, advice, stories and illumination ... I defy you to read it without a highlighter pen in your hand.”
Contagious Magazine 


”I would like to make it mandatory that everyone in advertising read David Ogilvy’s first book, Confessions of an Advertising Man, at least once a year.”
George Parker in Business Insider


”Chapters such as It’s Right to be Wrong and Do Not Seek Praise, Seek Criticism, are accompanied by a selection of photos and illustrations. Get it and you’ll never thing the same way again.”
Shots Magazine


Um livro repleto de técnicas práticas e apresenta exercísios eficazes para melhorares os teus skills de persuação e copywriting. 

Uma auto biografia de John Hegarty que segue a sua jornada desde os seus dias como intern até ser o co-fundador da BBH, deixando muito pérolas pelo caminho. 

O fundador da Pixar revela as ideias e técnicas que fizeram da Pixar uma das empresas criativas mais lucrativas e admiradas do mundo.

Este livro explica, sem palavras complicadas ou floreados, como deselvolver e agir em estratégia, nos negócios, na política e outras áreas.

Um livro vai-te ajudar a identificar estratégias que te vão permitir explorar todo o teu potencial criativo.

Outros Projetos


A Camilla Ciappina, directora de arte brasileira e fundadora do Pimp My Portfolio, promete dar o facelift que o teu book precisa para conseguires a entrevista na agência que sempre sonhaste. Saber mais


O Zona II é um programa de diversidade na indústria criativa, que visa aproximar e trazer novas visões, referências e insights de talento jovem oriundo da periferia fundado pelo Wil da Cunha de Carvalho e a Maria Goucha, juntamente com o CCP. 

Saber mais

Depois de receber inúmeras perguntas sobre publicidade, a Charlene Chandrasekaran, Directora Criativa da Droga5, decidiu criar uma conta de Instagram só para responder aos pedidos de ajuda. Envia-lhe uma DM, e vê as tuas dúvidas esclarecidas.
Saber mais

The Workshop une redatores e directores de arte que estão a começar. E também une aprendizes com professores que os vão ajudar a responder a briefs propostos pelo programa. O objectivo é terminar com três bons projectos no portefólio, para enfrentar o monstro que é a indústria publicitária. Tudo isto sem pagar um tostão.
Saber mais.

Com o objectivo de ajudar a comunidade criativa de Portugal a receber formação nas áreas em que ela faz mais falta, a Academia CCP será uma oportunidade de aprender com profissionais que admira. A Academia dará formações práticas, em grupos pequenos, com profissionais de referência. Estas formações incluem desafios concretos e feedback individual para ajudar os alunos a aprender fazendo.
Saber mais
 Com o objectivo de ajudar freelancers e pequenos empresários criativos a gerirem melhor o seu trabalho, o Luscofia tem duas regras:

1) Não há perguntas demasiado básicas. Ninguém nasce a saber o que é uma fatura.

2) A sério, mas com calma. Falamos de assuntos sérios, mas sem dramatizar nem complicar. 

Saber mais





Ser freelancer não é só liberdade de horários, existem regras que deves ter em atenão para manteres as finanças equilibradas. A Patrícia está aqui para descomplicar a tua contabilidade, desde o apoio ao início de atividade até às obrigações fiscais.
Saber mais.

O Alta Voz é uma iniciativa que dá lugar à partilha de ideias e debate, procurando inspirar e provocar a criatividade portuguesa. Sob o formato webinar grátis, com duração de 45 mins, incluindo uma sessão de Q&A Queres ser tu a lançar o próximo tema? Se és sócio do CCP, envia a tua proposta p/ socios@clubecriativos.com

Saber mais



O website Modern Copywriter reúne milahres de perfis de redatores, e também de alguns DAs e designers, e vagas de emprego para os mesmos. Se estás à procura de inspiração, de trabalho ou de contractar um copy, começa aqui.
Saber mais


A Jenifer Mei, estratega, criou um guia super completo para quem trabalha com estratégia. O guia está disponível num Google doc, no link em baixo. E está dividio em 4 partes: o que é o trabalho de um estratega; inspiração e mentoria; ferramentas; educação e formação.
Explora o guia aqui. 

Organizações

Descomunal é uma Design Community que pretende promover uma indústria criativa informada e justa via talks, workshops, mentoria e muito mais. Saber mais

O CCP é uma organização sem fins lucrativos que têm como missão promover a criatividade; estabelecer padrões de qualidade; estimular e apoiar a formar as próximas gerações de criativos; demonstrar aos anunciantes a importância de boa criatividade e divulgar a nível nacional e internacional, através da ADCE, o melhor do trabalho criativo português. Faz-te sócio hoje

Inspiração


Dois dos diretores criativos mais premiados da Ásia, o Juggi Ramakrishnan e o Todd McCracken criaram um site com o objetivo de fornecer orientação, ferramentas de treinamento e inspiração para os criativos da indústria de publicidade. Inspira-te Aqui

LoveTheWorkMore compila
(e atualiza constantemente) todos os trabalhos de publicidade vencedores de Cannes deste ano em diante, datados de 1954.Criada por
Quynh Tran e Toan Mai.


Inspira-te Aqui






O Activation Ideas é a bíblia das activações de marca. Aqui podes encontrar +1000 case studies organizado em diferentes categorias: agências, marcas, países ou tipo de produto.
Saber mais



Uma lista está repleta de excelentes referências que tens de conhecer, relíquias e muita inspiração, especialmente para quem está a começar no mundo da publicidade.Vê e re-vê os melhores 100 anúncios da história, selecionados pelo The Drum. 


Inspira-te Aqui